segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Cavaco Silva lembra o Campo de Ourique dos seus tempos de Estudante

Born July 15, 1939 at 12:00 PM (unknown)in Boliqueime, Algarve (Portugal)
Cancer 22°04

Cavaco recorda no Martinho da Arcada os tempos de Estudante


Segundo reportagem do semanário SOL, "O Presidente da República recordou este domingo o tempo em que morava num quarto alugado e estudava nos cafés de Lisboa, obtendo nos exames da universidade resultados «bastante razoáveis», a propósito dos 225 anos do café Martinho da Arcada.


Convidado para a sessão comemorativa dos 225 anos do Martinho da Arcada, café que foi frequentado por figuras como Fernando Pessoa, o Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitou, no seu discurso, para lembrar os tempos de estudante universitário.


Cavaco Silva saudou os presentes no almoço comemorativo, como o cineasta Manoel de Oliveira, «em particular os proprietários, os membros da família Sousa», e referiu que um dos governos que liderou contribuiu no final dos anos 80 «para a recuperação desta casa».


«Eu compreendo bem que Fernando Pessoa tenha passado aqui muitas e muitas horas da sua vida escrevendo poemas. Nos tempos em que eu era estudante, nos anos 60, vários cafés de Lisboa eram vistos como espaços privilegiados para os jovens», afirmou.


«Principalmente aqueles que viviam em quarto alugado, como era o meu caso. O meu quarto alugado era em Campo de Ourique, aliás, bem próximo da Casa Fernando Pessoa», acrescentou, contando que ficava no café «na parte da tarde, todos os dias, durante horas a fio».


Cavaco recordou que se sentava com os colegas nos cafés Canas ou Rucaná e que aí se preparavam para os exames e «se preenchiam os boletins do Totobola, se apresentavam as últimas anedotas, se lia o jornal e se discutia os últimos filmes».
O único consumo era «a bica» e «quando era no princípio do mês, a meio da tarde ainda havia dinheiro para o lanche, que normalmente era um iogurte ou um copo de leite acompanhado de uma torrada ou de um queque», relatou.


«E foi assim que me preparei para a quase totalidade dos exames até ter sido chamado para a tropa. O método, pelos vistos, não foi mau. Os resultados conseguidos foram bastante razoáveis», concluiu o chefe de Estado.


O Presidente da República terminou o seu discurso considerando que «o convívio nos cafés continua a ser uma marca inquestionável do espaço europeu, uma marca indiscutível da cidade de Lisboa», e fazendo votos para que o Martinho da Arcada «continue durante muitos e bons anos a servir, como até aqui», a capital.

Sem comentários: