quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Club Campo de Ourique ...História do Futebol Português

O Blogue
Recordes da Bola
Publicou este artigo excelente que copiamos na integra para o nosso e deixamoso contacto.
"História do Futebol Português "

Uma viagem no tempo, para percebermos como foram os primórdios do futebol português, e como se escrevia naquele tempo, por isso, mantive o texto tal como foi publicado no jornal “Os Sports Ilustrados” de 5 de Outubro de 1910.

Club Campo d’Ourique
(Um clube, que se ainda existisse, seria o mais antigo, do futebol português)

Na nossa galeria de clubs sportivos cabe hoje a vez ao Club Campo de Ourique, cuja historia é muito interessante no nosso meio desportivo.

O club fundou-se em 1896, sendo constituido exclusivamente por individuos residentes em Campo d'Ourique, entre outros os irmãos del Negro, Carlos d'Abreu, Jorge Aldim, Levy Jenochio, Raul Pereira, etc. Desenvolveu-se apesar da apathia e desorganisação dos outros grupos de foot-ball, que poucos eram ao tempo, até que em 1902, depois de um match memoravel com o grupo Eagleson, constituido pelos melhores elementos d'esse tempo, (Emilio, Couto, Silvestre, Personio, David, irmãos Bentes, Charles Etur, Eagleson, Vieira e Garrido) se impõe e passou a exercer uma activa e decisiva influencia na propaganda de foot-ball, já porque aggregara jogadores como Manuel Móra, Albano dos Santos, José Netto, irmãos Bentes, Dr. Bonhorster, Pires, José Diniz, Alfredo Viegas, José Escrivanis, Candido Silva, irmãos Berneaud, Henriques, back do actual Sport Lisboa e Bemfica, irmãos Shirley, Augusto Freitas, Urbano de Castro, Silva Monteiro, Jacob Freitàs, Thadeu Monteiro, etc, etc, já porque era o unico club lisbonense que então ousava lançar desafios ao Lisbon Crichet Club (1904 e 1905) servindo assim de exemplo, estimulo e incentivo aos outros jogadores, para se agruparem e fundarem novos clubs,

De facto, em 1905 apareceu a desafiar o C. C. O. o Grupo de Sacavém, capitaneado por Charles Etur. Foram dois bellos matchs jogados no Campo das Salesias, presenceados por numerosa gente, que se enthusiasmou com as diversas phases do jogo.
Mezes depois, fundavam-se o Colonial Company e Sport Lisboa, com quem os teams do C. C. O. jogaram diversos matchs.

Carlos Villar, chegado d'Africa e já então socio do C. C. O., era um enthusiasta admirador da obra de propaganda do seu Club, á qual tecia rasgados elogios.

Em 1906 desagregam-se alguns elementos do C. C. O., e, conjunctamente com outros, fundaram a Cruz Negra. Carlos Villar, que egualmente se demitte, funda o Club Internacional de Foot-Ball. Não deixou, contudo, o C. C. O., com a deserção d'estes elementos de existir, muito embora d'ella se resentisse.

Tendo-se dissolvido a Cruz Negra, voltam aos teams do Campo d'Ourique os jogadores que d'elles tinham sahido, continuando a disputar varios matches, os mais importante dos quaes foram jogados contra o C. I. de F. e S. L.

Em 1908-1909 fundou-se o Grupo Imperio e, novamente, jogadores do C. C. O. sahem para irem fazer parte dos seus teams. Ainda d'esta vez o C. C. O. não desanima e tendo havido, dissenções entre a Direcção do Grupo Imperio e os antigos jogadores do C. C. O., estes são reintegrados no seu antigo Club.

Em 1910 inscreveu-se na Liga Portugueza de F. B. e a maneira como se apresentou e jogou é do conhecimento de toda a gente, jogando ainda fóra da Liga varios matches com o 1º team do C. C. O.
Como se vê, o C. C. O. é um Club de bellas tradicções, que muita gente desconhece, porque em tempos os jornaes não attendiam ao sport, como se o sport fosse um assumpto sem importancia.
O Club Campo d'Ourique contêm elementos que cultivam de tal maneira os sports que se destacam notavelmente, como os irmaos del Negro, Jorge Aldim, Álvaro Ferreira, Levy Jenochio, Carlos d'Abreu, J. Costa Pires, A. Moraes, etc, campeões na lucta, no remo, na esgrima, gymnastas, athletas, etc, além de foot-ballers.

Vive o Club ha 14 annos! 14 annos de propaganda, de enthusiasmo. E' portanto o C. C. O. o mais antigo Club portuguez de foot-ball, com séde em Lisboa, e um dos que melhor tem resistido aos embates da adversidade.

Já está inscripto para o torneio da Associação Foot-ball de Lisboa, da epoca 1910-1911. Vae com três teams, o que é mais uma prova da sua vitalidade

Sem comentários: