quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Campo de Ourique... Como se Perde o Património Cultural do Bairro ?

Como se Perde o Património Cultural do Bairro

de Campo de Ourique


O caso da Sociedade de Espeleologia


Onde hoje se ve uma forte oliveira, na rua Saraiva de Carvalho, frente à Igreja de Santo Condestável, funcionavam um sapateiro, algumas colectividades e a reconhecida internacionalmente Sociedade Portuguesa de Espeleologia. O prédio, de Propriedade da CML, profundamente degradado ao longo de décadas ameaçava ruir e finalmente em 2005 foi desmantelado para dar lugar a esta oliveira, que nas tardes de iverno até aperta o coração de tanta tristeza.








Vieram as máquinas e em 3 tempos arrumaram o velho prédio em entulho, pedra, cascalho, tijolo. Os camiões da CML limparam os restos para evitar uma tragédia.


As colectividades, associação de paraquedistas e Sociedade portuguesa de espeleologia, foram realojadas num sítio periférico. A CML ao londo de anos teve tempo de resolver o problema, mas dilataram qualquer solução que permitisse o realojamento no bairro, num sitio nobre, como merecem as institições científicas.





Perdemos em termos de património cultural e científico, porque esta sociedade, possuidora de um expólio reconhecido, insistimos nisto, com investigadores de craveira, com publicações de estudos de excelência foi banida do nosso bairro. Ao longo da gestão de João Soares e depois com Santaba Lopes, emgonharam soluções vergonhosas com a complacença dos sectores mais "progressitas" do bairro. Será essa a sorte do cinema Europa ?








Sem comentários: