quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Campo de Ourique Livraria Lêr. Uma Tertulia de Lisboa


A Livraria Lêr de Campo de Ourique

Uma Tertulia Em Lisboa


Começar o blogue de um Bairro é coisa difícil porque sempre teremos que começar pela "alma do sítio", e é aqui que repousa uma fatia previlegiada, da tradição da historia do bairro de Campo de Ourique. Digo bairro, não digo freguesia, e digo repousa, porque na ausência de uma biblioteca em condições no nosso bairro, a sua história se encontra dispersa albergada em testemunhas privilegiadas: o dono é possuidor de um conhecimento da realidade e dos acontecimentos políticos e culturais do bairro, que trasmite com o "a vontade" de quem é conhecedor infatigável dos seus protagonistas.

A Livraria Lêr esta situada no "coração" do território do bairro, na Rua 4 de Infantaria Nº 18-A, enfrente ao Jardim da Parada (Jardim Teofilo Braga), como que desafiando a estatua da Maria da Fonte.
Foi fundada por D. Luis Alves, nos anos 60 e desde então tem acompanhado gerações do melhor da cultura portuguesa, através da divulgação e da edição de obras. Muitos dos vizinhos, clientes e frequentadores mantêm uma fidelidade a toda prova, porque a gestão e o atendimento se mantêm fiel à sua génese. Nesta livrária se encontra o melhor da literatura, da banda desenhada, discos, dos livros e manuais escolares. E se não existe o dono lhe reserva o que lhe solicita.

A Livraria Lêr, é uma instituição social por excelência, a sua perenidade foi forjada ao longo de anos, servindo carinhosamente à população do bairro nos tempos mais difíceis, em que a precariedade económica apertava as condições sociais dos seus habitantes, e em que aceder aos livros e à cultura constituia um previlegio.

Don Luis Alves, seu fundador, nos anos mais quentes da ditadura Salazarista, não só conseguia manter um nível elevado da oferta de livros de qualidade, bem como facilitava aos seus clientes o "crédito", coisa que mantêm como tradição , coisa que rararamente se observa nas modernas superficies de livros.





Nos anos Quentes da Ditadura, leia-se Estado Novo, quando a Censura apertava contra as produções culturais no seu sentido lato a Livraria Lêr conseguia ludibriar a PIDE e as comissões de censura dispondo dos melhores livros proibidos, vindos da Espanha, França ou América Latina. Também os autores portugueses proibidos desfilavam com a cumplicidade dos clientes e dos vizinhos.

Editor do Diario do Che Guevara, do Livro Vermelho de Mão, de poetas, "pensadores malditos" e padres subversivos ou de mulheres rebeldes, conheceu a apreensão de milhares de volumes, e continuou sempre com a sua actividade de divulgação juntando no seu espaço uma tertulia permanente de escritores, poetas, políticos e conspiradores do Antigo Regime.
Hoje se mantêm com a mesma dinâmica de outrora e conta com inúmeros fieis clientes, desde a humilde familia que compra os seus manuais escolares, a credito, até a intelligentzia portuguesa e os dirigentes políticos e governates nacionais e locais.





Quando se fala nas tertúlias literarias da cidade de Lisboa deve referirse obrigatoriamente esta, que funciona vivamente no nosso bairro, do contrário se cai na ignorância ou na banalidade frequente de quem não quer entender o que é a cultura.


Livraria Lêr:

Rua 4 da Infantaria Nº 18 A
1350 Lisboa
Telefone : 21 388 83 71

Sem comentários: