sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Os cafes que Frequentava Cavaco Silva

Café Canas e Ruacaná
Canas e Ruacaná, estes são os nomes dos dois cafés de Campo de Ourique onde o Presidente da República passou diversas tardes de estudo e conversa nos anos 60, quando ainda era universitário.
Se ao Canas, apesar de renovado, continuam a ir muitos estudantes e pessoas das letras, já no Ruacaná apenas a memória sobra do tempo de Cavaco.Cavaco Silva disse domingo, no aniversário dos 225 anos do café Martinho da Arcada, que passou muito tempo nas mesas de café do Canas e do Ruacaná a estudar, a fazer o Totobola ou a discutir cinema.
Mas, o que sobra hoje do Canas e do Ruacaná de que Cavaco se lembra?Quase centenário, o Café Canas fica situado na Rua Saraiva de Carvalho e continua a receber diariamente um batalhão de estudantes. "Costumam vir cá almoçar todos os dias, até temos um menu estudante que custa apenas 4 euros", disse ao DN Elsa Santos, empregada de mesa. "Estão cá muitos jovens a estudar ao fim da tarde e depois voltam cerca das 22.00", rematou a funcionária.
Nos anos 60, o Canas viveu a sua época de ouro com muitos estudantes a encherem o estabelecimento comercial. Apesar de não se lembrar de Cavaco Silva, em especial, João Bastos, que é cliente da casa há 60 anos, recorda-se bem do ambiente da altura. Naquela época "havia sempre muita gente a estudar", relata o cliente habitual.Orgulhoso da casa que gere, António Justo diz que "o Canas agarra naquilo que já foi, na sua história, para se ajustar às necessidades actuais".
O gerente diz ainda que a casa sofreu altos e baixos ao longo da sua vida, mas que entre os momentos altos, houve dois: o actual e o tempo em que Cavaco frequentava o café. Esplanada rodeada por canas . As canas que dão nome ao café vêm de um tempo que Cavaco Silva conheceu, quando o então estudante se reunia lá com os colegas e se sentava numa esplanada que era rodeada por canas. Essa divisão, hoje em dia, é uma sala de refeições coberta e tem um design moderno e acolhedor. Os clientes do Canas são muito diferentes, vão desde os jovens estudantes até idosos.
O famoso café de Campo de Ourique é frequentado por conhecidas pessoas das artes e letras portuguesas e por professores universitários que vão ao Canas fazer almoços demorados que se estendem por quatro horas. "No Canas, as pessoas estão o tempo que quiserem", diz o gerente da casa.
O mesmo se passava nos anos 60, quando o actual Presidente bebia uma bica e usava uma mesa a tarde inteira.Ruacaná sem estudantesO Canas mudou muito desde os anos em que Cavaco lá passava as tardes, mas continua a ser um ponto de encontro para estudantes.
Em contrapartida, no Ruacaná tudo mudou. Foi fundado em 1952 e fica na Rua Almeida e Sousa, a mesma rua em Campo de Ourique onde o chefe do Estado tinha o seu pequeno apartamento de estudante.O sócio-gerente do café, Paulo Lopes, conta que, naqueles tempos, os estudantes eram muitos no seu estabelecimento: "A juventude migrou. O Ruacaná é um espelho da própria cidade. Quem vem aqui são os mais velhos."
in DN online
21 de Janeiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Será que na altura não havia o fantástico Ertilas nem a Tentadora?
Lembram-se das chamuças do Értilas e do engraxador da Tentadora?
Belo bairro...

roidecoeur disse...

aceitamos reciprocidade

@ღღ@ disse...

ai meninos onde eu vim parar !!
nasci em campo de ourique e embora viva em paris campo de ourique é o meu bairro !
tentadora ? minha segunda casa
o sr isidro ainda la esta
so que a tentadora de hoje ....
O ENGRAXADOR é O SR BATATA, lembrei me agora
bom vou jaja linkar este blog mas não saiuuuuuuuuu daki sem ler tudo ;)


beijos a todos

Manuel Ramilo disse...

SOY BISNIETO DEL FUNDADOR DEL"CANAS" POR LO TANTO CONOZCO MUY BIEN SU HISTORIA.FUE FUNDADO EN 1910 A 1915 NA RUA DO PATROCINIO, LA PARTE DE ATRÁS DÁ
A RUA SARAIVA DE CARVALHO, 145-A-B. EN 1918 MI ABUELO DOMINGO A.RAMILO CARRERA
QUEDÓ HUÉRFANO DE PADRE E COMPRÓ EL LOCAL DA RUA DA SARAIVA DE CARVALHO, QUE FUÉ COMO EN LA RUA DO PATROCINIO UNA TASCA E ALMACÉN DE CARBÓN, EN DONDE HABÍA UNA TERRAZA PARA QUE LOS CLIENTES PUDIERAN TOMAR "PETISCOS" e vino . NO ES CIERTO QUE EL APOGEO FUERA EN 1960, YA QUE SOBRE 1948/49 YA ESTABA CONSTRUIDO O PRÉDIO DA RUA SARAIVA DE CARVALHO, CON CAVE,R/chao E ANDARES,HOY TIENE 4 ANDARES.EN EL PRIMER ANDAR HABÍA LOS "BILHARES.".OTRO DÍA PODRÉ DAR MAS DETALLES. PERO HAY UNA COSA QUE TENGO QUE DECIR, SI MI BISABUELO, ABUELO E MI PADRE SUPIERAN DEL CLIENTE "PIDE" CAVACO SILVA, VOLVÍAN A MORIR. RAMILO